terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COMUNICADOS: NÚCLEO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS ( Nesp)

PEDIMOS ATENÇÃO PARA QUATRO COMUNICADOS DO nESP, NESTE INÍCIO DE 2014:

1. Nesp lança o livro “Fé, Política e Cidadania – Pesquisas”

Iniciada em 2011, a série “Cadernos Temáticos”, editada pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, objetiva divulgar, periodicamente, textos, reflexões, relatórios de projetos e outras produções de especial relevância, voltadas para a formação política dos cristãos engajados em movimentos sociais, pastorais, e em variadas atividades da sociedade civil organizada.
No próximo dia 19 de março, quarta-feira, às 20 horas (PUC Minas Coração Eucarístico, prédio 04, auditório 01), será lançado o terceiro caderno, intitulado “Fé, Política e Cidadania – Pesquisas”. Os autores da publicação farão uma breve exposição do conteúdo do livro.
A publicação conjuga três questões que integram a existência do cristão no mundo: a vivência da fé, a ação política e o exercício da cidadania e são apresentados os resultados de pesquisas que têm em comum o propósito de promover a reflexão sobre a ação dos cristãos católicos na Arquidiocese de Belo Horizonte, com vistas ao aprimoramento de sua atuação presente e futura, no firme propósito de construção de uma sociedade justa e fraterna.
            O primeiro texto, denominado “Quando fé e política se encontram: apontamentos de pesquisa” discorre sobre um trabalho investigativo desenvolvido por equipe do Núcleo de Estudos Sociopolíticos entre 2009 e 2013, com vistas a conhecer e caracterizar os grupos formados por leigos católicos que atuam num campo que, em voz corrente, é designado “fé e política”.  Tendo como fio condutor as narrativas obtidas em entrevistas individuais e coletivas, pode-se conhecer o itinerário histórico percorrido pelos grupos desde seu surgimento, suas trajetórias, características institucionais, modos de funcionamento, estratégias de atuação, vínculos e parcerias que estabelecem, elementos facilitadores e dificultadores à sua ação, e os resultados que vêm obtendo. Destacam-se as concepções de fé e de política que circulam entre tais grupos, de modo a compreender como inspiram e sustentam suas práticas.  Trata-se de um belo encontro entre mística e profecia, em que a força viva da fé tem por horizonte a produção de novos modos de existência cidadã.
O artigo intitulado “Os aglomerados sob a ótica geográfica e eclesial na Arquidiocese de Belo Horizonte” apresenta um olhar geográfico-pastoral sobre as vilas e favelas localizadas na Arquidiocese de Belo Horizonte e os principais pressupostos teológicos e pastorais da atuação da Igreja nesse âmbito, abrindo pistas de reflexão para a evangelização nessa realidade urbana. Seus autores, sem entrar na análise da presença nem da atuação pastoral dos católicos nesses ambientes — o que ocorreu durante cerca de duas décadas, sobretudo através da Pastoral de Vilas e Favelas —, buscam identificar e descrever a localização e o número de habitantes desses aglomerados e como eles se distribuem nas diversas paróquias e regiões episcopais da Arquidiocese.
Por fim, o texto final intitulado “Traços do perfil contemporâneo do laicato da Arquidiocese de Belo Horizonte: algumas reflexões teológicas e pastorais em torno da mentalidade religiosa predominante”,  inicia situando o Concilio Vaticano II como marco importante na explicitação da dignidade do laicato na Igreja.  A partir da ideia de que os cristãos leigos participam direta e intrinsecamente da missão evangelizadora da Igreja, mas nem sempre são percebidos e/ou reconhecidos em sua plena cidadania eclesial, discorre sobre as manifestações da mentalidade religiosa predominante, os traços característicos do perfil dos leigos em uma igreja particular. Esses traços oferecem elementos importantes que contribuem, substancialmente, na avaliação crítica e autocrítica dos projetos pastorais e da própria ação evangelizadora da Igreja. Se por um lado, os leigos participam como agentes da evangelização, por outro, simultaneamente, constituem o grupo eclesial mais exposto às influências, enquanto receptores diretos, dos impactos das ações evangelizadoras aplicadas.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Fé, Política e Cidadania – Pesquisas”
Local: PUC Minas – Coração Eucarístico – prédio 04, auditório 01
Dia: 19 de março, a partir das 20 horas.
- Os presentes no lançamento receberão um exemplar da publicação.








2. Dia 8 de março: abertura da Campanha da Fraternidade 2014

 A Arquidiocese de Belo Horizonte realiza, no dia 8 de março, a abertura da Campanha da Fraternidade,  que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano" e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). O evento será às 13h30, no Auditório do Museu da PUC Minas.
 Com a Campanha da Fraternidade 2014, a Igreja busca refletir a crueldade do tráfico humano, situação que viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus e que rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz.
 Programação:
13h30 - Acolhida e credenciamento
14h - Lançamento da Campanha - Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo
14h45 - Mesa: Fraternidade e Tráfico Humano
. Tráfico para fins de exploração sexual e remoção de órgãos - Maria Helena Morra (PUC MG)
. Trabalho Infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes - Beth Campos (PAIR / BH)
. Trabalho Escravo em Minas - Ir. Marilande dos Santos (CPT)
.  Migrações no Brasil e o caso dos haitianos na região metropolitana de Belo Horizonte - Pascal (Centro de Migrações)
16h - Intervalo
16h20 - Debate
17h20 - Envio
17h30 - Encerramento
 As inscrições podem ser feita por meio de formulário ou pelos telefones 3428. 8046 / 3428.7943.

- Quarta-feira de Cinzas
No dia 5 de março, Quarta-feira de Cinzas, quando a Igreja do Brasil celebra o início da Quaresma e a abertura oficial da Campanha da Fraternidade, pela CNBB,  o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Missa às 17h no Santuário de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 - Funcionários - BH).



3. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA ESPECIALIZA AGENTES DE PASTORAL PARA TRABALHAR NA ÁREA CULTURAL

A Especialização em Projetos Culturais com Ênfase em Pastoral da Cultura, parceria da CNBB com a PUC Minas Virtual, está com inscrições abertas até 10 de março, pelo site:


A iniciativa pretende capacitar profissionais para cuidar do Patrimônio Cultural Religioso (material e imaterial), além de produzir projetos culturais para captação de recursos junto às Leis de Incentivo à Cultura. O curso conta com um investimento compatível com o mercado.

A PUC Minas oferecerá uma bolsa de um terço do valor da mensalidade. Com o desconto, o investimento será de 20 parcelas de R$ 133.

Podem se inscrever agentes de pastoral que trabalham com música, teatro, bens culturais religiosos, turismo religioso ou, simplesmente, que tenham sensibilidade ao tema e estejam dispostos a desenvolver a Pastoral da Cultura em sua Igreja.

Sem distância
Com duração de um ano e meio, a especialização na PUC Minas Virtual traz como diferencial o fato de o aluno poder estudar onde estiver, com a qualidade de ensino reconhecida, através das equipes de professores e tutores, material didático cuidadosamente preparado de acordo com cada curso.
Os cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) só podem ser cursados por graduados. Nos cursos a distância, além de contar com toda a qualidade PUC Minas, o estudante também tem o acompanhamento de professores e o suporte das equipes acadêmica e tecnológica da PUC Minas Virtual. As aulas são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e o curso é totalmente a distância, mas com avaliações presenciais conforme exigência do MEC.


Mais informações: (31) 3238-5656 ou www.virtual.pucminas.br


4. AGENDA DO NESP 2014 (Primeiro Semestre)


  • 13/03: encontro CNBB (Brasília)  – Projeto Eleições 2014
  • 14 a 16/03 – Encontro Nacional das Escolas de Fé e Política – CEFEP (Brasília) 
  • 19/03 – Lançamento do livro “Fé, Política e Cidadania: Pesquisas” – PUC Coração Eucarístico – Prédio 04 – Auditório 01
  • 22/03 – encontro na RENSA
  • 30/03 – (criação) Grupo de Fé e Política Paróquia Cristo Libertador – Tirol
  • 02, 09, 16, 23 e 30/04: Curso de Formação de Educadores Populares com atuação em Políticas Públicas (Vicariato Ação Social e Política)
  • 07/04 – encontro na RENSE
  • 09/04 – Golpe militar de 1964  – PUC Coração Eucarístico – Prédio 04 – Auditório 01
  • 07/05 – Seminário Eleições e Reforma política (Auditório Museu)
  • 17 e 18/05 – Curso “Eu quero ver acontecer” – Jovens do Regional Leste II, da CNBB – Parceria do IPJ/Leste II
  • 24/05 – encontro na RENSP
  • 31/05 – encontro RENSC
  • 31/05 –Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Bairro Castelo (Conselho de Segurança Pública).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...