sábado, 8 de setembro de 2012

Lei da Ficha Limpa já barrou 317 candidatos a prefeito nestas eleições


Segundo o portal UOL, levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, em 26 estados, demonstra que os Tribunais Regionais Eleitorais barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa. O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados.

A reportagem informa que na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior "bancada" de barrados, com 56 candidatos - o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18 -1% do total de seus postulantes a prefeito.

Todos os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, já disse que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano, antes da diplomação dos eleitos.

Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas, mas todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE. Exemplo: se o ficha-suja tiver mais votos, mas seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.

Ainda segundo a Folha de São Paulo, a maioria dos barrados foi enquadrara no item da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível aqueles que tiveram contas públicas rejeitadas por tribunais de contas.

Veja na imagem, abaixo, produzida pela Folhapress, o mapeamento do número de candidatos barrados por estado e por partido:

Danilo Bandeira/Editoria de arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...