sexta-feira, 1 de março de 2013

Lacerda anuncia secretários; partidos reclamam

Ao anunciar seu secretariado ontem (28/02) - quase três meses depois de empossado - o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, tentou emplacar um misto de perfil técnico com indicações dos partidos aliados. Porém, jornais da capital mineira relatam a insatisfação dos principais partidos que apoiaram o prefeito na campanha de 2012 e indicam que o novo secretariado sinaliza que Lacerda já estaria de olho nas eleições de 2014.

Para o jornal Estado de Minas, insatisfeitos com os cargos de primeiro escalão, os partidos da base aliada agora brigam pelas indicações de outros cargos: "os principais partidos aliados do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na campanha pelo segundo mandato não ficaram satisfeitos com os cargos que receberam no primeiro escalão da administração municipal. De forma mais dura, ou se esforçando para demostrar tranquilidade, reclamam que mereciam mais espaço. A pressão agora será em outra direção: as gerências e diretorias, principalmente das regionais. São postos de terceiro e quarto escalões, sem muita visibilidade, remuneração mais baixa, mas que coloca seus ocupantes em contato direto com a população, empresários, diretoras de escolas e com o comando de postos de saúde".

O jornal O Tempo informa que "o socialista destinou afagos, sobretudo, ao PSDB. Além das nomeações de Custódio Mattos e Gláucia Brandão, a sigla, que cobrava a fatura da reeleição de Lacerda, foi contemplada com a pasta de Segurança Urbana e Patrimonial. Os tucanos ainda se mantiveram à frente da Saúde, encabeçada por Marcelo Teixeira. O partido também conservou o comando das regionais Pampulha e Barreiro e a presidência da BHTrans.  Além do PSDB, foram contemplados PP, PSB, PDT, PSD, PTB, PPS, PTN, PSDC, PR, PRB, PV e PTdoB. No total, 19 legendas apoiaram Lacerda na eleição de outubro do ano passado. Entre as siglas de maior expressão, o DEM ficou de fora do primeiro escalão do governo. Com a renovação, somente 13 pessoas se mantiveram nos cargos de peso da prefeitura".

O jornal Hoje em Dia informa que "para driblar a voracidade dos partidos, o prefeito encontrou uma solução: filiou técnicos à sua legenda e a outras siglas. Desta maneira, colocou quadros escolhidos por ele – alguns, seus ex-funcionários – na cota partidária. (...) Deste modo, as secretarias mais importantes ficam nas mãos do prefeito. Nos bastidores, deu um recado aos aliados: não ficará refém de siglas como o PSDB. Nas eleições presidenciais de 2014, ele pode não apoiar as pretensões do senador Aécio Neves. E os tucanos já decidiram não lançar o prefeito a governador".

O cientista político Rudá Ricci analisa em seu blog a nova composição do secretariado de Márcio Lacerda. Para ele,  a prefeitura de Belo Horizonte está nas mãos do PSDB: "a história que Aécio faria de Lacerda um refém e daria o filé mignon do seu secretariado ao PSDB, ao que tudo indica, tinha fundamento.O secretariado anunciado hoje (ontem) pelo prefeito de Belo Horizonte (do PSB), definiu: 4 secretarias para o PSDB e três para o PSB. Ocorre que as secretarias que os tucanos levaram são muito potentes e eram reduto de petistas há quase duas décadas (políticas sociais e saúde, por exemplo). PSB ficou com a educação (embora o PT tenha feito a maioria dos secretários desta pasta, o PSB já foi titular com a professora Maria Céres Pimenta Castro). A avaliação de vários socialistas é que Sueli Baliza é indicação de Aécio Neves. E ainda citam a regional Barreiro, reduto operário e de eleitores petistas, que ficou com Aécio. Claro como água: Aécio quer desbaratar a estrutura petista instalado na Prefeitura. Por outro lado, o PSB já discute a possibilidade de entrega de cargos que ocupam no governo federal e avalia que Marcio Lacerda se filiará ao PSDB para ser candidato em 2014". 

Veja a nova composição do primeiro escalão da Prefeitura de Belo Horizonte:


SECRETARIAS TEMÁTICAS
Governo - Continua Josué Valadão (PP)
Saúde - Continua Marcelo Teixeira (PSDB)
Planejamento - Leonardo Paolucci (sem partido)
Assuntos Institucionais - Continua Marcelo Abi-Saber (PSB)
Desenvolvimento - Custódio Matos (PSDB)
Educação - Sueli Baliza (PSB)
Obras e Infraestrutura - Continua José Lauro Nogueira (sem partido)
Meio Ambiente - Carla Vasconcelos (sem partido)
Finanças - Marcelo Piancastelli (sem partido)
Política Sociais - Gláucia Brandão (PSDB)
Serviços Urbanos - Daniel Nepomuceno (PSB)
Esportes e Lazer - Bruno Miranda (PDT)
Segurança Urbana e Patrimonial - Hélio Santos Junior (PSDB)
Extraordinária para a Copa do Mundo - Camilo Fraga (PSD)
Chefe da Assessoria de Comunicação Social - Continua Regis Souto (sem partido)
Controladoria Geral do Município - Continua Cristiana Fortini (sem partido)
Procuradoria Geral do MunicÍpio - Continua Rúsvel Beltrame (sem partido)

SECRETARIAS REGIONAIS
Barreiro - Wanderley Araújo Porto Filho (PSDB)
Oeste - Continua Neusa Fonseca (sem partido)
Pampulha - Continua Humberto Pereira de Abreu Junior (PSDB)
Leste - Elson Matos Costa (PTB)
Nordeste - Geraldo Magela Luzia da Silva  (PPS)
Noroeste -Cristiano Lamas Pereira (indicação PSD, PTN  e PSDC)
Norte - Elson Alípio Junior (PR)
Venda Nova - Cláudio Sampaio (PRB)
Centro-Sul - Ricardo Ângelo (PV)

FUNDAÇÕES
Cultura - Continua Leônidas José de Oliveira (PSB)
Zoo-botânica - Jorge Espeschit (PPS)
Belotur - Continua Mauro Werkema (PSB)
BHTrans - Continua Ramon Victor César (PSDB)
Prodabel - Haldley Campolina Vidal (PTdoB)
Urbel - Continua Coronel Genedempsey Bicalho Cruz (sem partido)

(Fonte: jornais Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia; blog Rudá Ricci)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...