segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Policiais militares e civis desrespeitam lei de estacionamento em BH

Flávio Tavares/Hoje em Dia
Policiais, que deveriam zelar pelo cumprimento da lei, desrespeitam regras com conivência da Guarda
Na rua Álvares Maciel, no Santa Efigênia, área de estacionamento ganhou características particular
Guardiões da ordem, os policiais militares e civis derrapam na incoerência na hora de estacionar os carros particulares. Em vários pontos de Belo Horizonte, é possível encontrar estacionamento privilegiado para carros particulares dos “homens da lei” junto às unidades policiais, que usam as áreas de estacionamento destinadas a “Viaturas policiais” ou “Área de segurança”, contando com a vista grossa da Guarda Municipal.

Nestes tempos de escassez de vagas para estacionar, esse privilégio surge como verdadeira afronta aos demais mortais donos de carros. Apenas em quatro locais visitados, a reportagem pôde constatar que pelo menos 87 vagas foram abocanhadas indevidamente.

Um dos casos mais absurdos pode ser visto no quarteirão da rua Álvares Maciel, entre a avenida do Contorno e a rua Manaus, no bairro Santa Efigênia. Ali, funciona a Diretoria de Recursos Humanos da PM, e a BHTrans destinou toda a área, de ponta a ponta, para estacionamento de “viaturas policiais”. Porém, o que se vê ali, durante todo o dia, são carros particulares de policiais, que chegaram ao requinte de fechar as vagas com correntes e cadeados.á, pode-se contar 24 vagas e nenhuma viatura policial.

Outro absurdo pode ser visto no quarteirão da rua Timbiras, entre a rua Ceará e a avenida Bernardo Monteiro, atrás do Colégio Arnaldo. Diante de um posto policial, a BHTrans destinou placas de estacionamento reservado a “Viatura policiais”, e, junto à rua Ceará, num espaço em que cabem dez automóveis, foi colocada uma placa informando que a área é destinada a veículos de quem vai registrar boletim de ocorrência (B.O.).

Mas o posto tem pouco movimento e seria irracional acreditar que dez pessoas fossem registrar B.O. ao mesmo tempo ao longo de todo o dia e noite. Às 12h24 do último dia 3, por exemplo, ninguém registrava ocorrência no posto e, mesmo assim, o espaço era ocupado por dez automóveis sem a caracterização policial.

O local é usado como estacionamento privilegiado aos carros particulares dos policiais que trabalham no posto. Se algum cidadão se atrever a colocar seu veículo ali, logo é multado e não adianta recorrer da multa. Como se não bastassem as dez vagas ocupadas indevidamente, há no local outras 14 destinadas a “Viaturas policiais”, mas o local era ocupado por oito veículos sem identificação policial.

Ainda no Santa Efigênia, região com maior número de vagas do estacionamento rotativo (14.418) e de maior demanda, outra irregularidade ocorre na esquina da avenida Carandaí com rua Paraíba, onde está instalada a Superintendência de Informação e Inteligência Policial, da Polícia Civil.

Quem administra o estacionamento privilegiado são os próprios donos dos carros, que, para isso, usam cavaletes com a inscrição “Polícia Civil”.

Cerca de 15 carros particulares ocupam esse espaço privilegiado. Quando saem, seus donos colocam os cavaletes para reservar a vaga. Quando chegam, os cavaletes são retirados e colocados sobre a calçada ou na via pública. Como se isso não bastasse, do outro lado da avenida Carandaí, junto ao canteiro central, há ainda uma área reservada para até três carros sob a salvaguarda das placas de “Viaturas policiais”, que não são vistas por ali. Apenas carros particulares usufruem do espaço tão disputado na região hospitalar.

(Fonte: Reportagem: Aloísio Morais - Jornal Hoje em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...