quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pesquisas eleitorais esquentam clima de pre-campanha para a presidência

Pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira (7) pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em parceria com o instituto MDA mostra que a presidente Dilma Rousseff levaria 43,5% dos votos no primeiro turno das eleições de 2014 se a disputa fosse com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nesse cenário, Aécio teria 19,3% e Campos, 9,5%.

Se, em vez de Campos, concorresse pelo PSB a ex-ministra Marina Silva, a diferença seria menor: Dilma teria 40,6% dos votos; Marina, 22,6%; e Aécio, 16,5%.
Segundo a pesquisa, Dilma leva vantagem em todos os cenários. A vitória ocorreria já no primeiro se Eduardo Campos fosse o candidato do PSB, porém, se Marina Silva disputasse, haveria uma possibilidade de segundo turno.
Preferência por partidos
A pesquisa CNT/MDA mostrou que a quantidade de eleitores que desejam ter o PT na Presidência da República é quase cinco vezes maior que a de eleitores com preferência pelo PSDB, o segundo colocado.
O instituto MDA perguntou aos entrevistados qual partido político queriam ver na Presidência em 2015. A resposta era espontânea, sem que uma lista fosse apresentada. Dos entrevistados, 21,5% disseram preferir o PT, enquanto 4,5% citaram o PSDB. O PSB aparece em terceiro lugar, com 2,1% e o PMDB é o quarto colocado, com 2%, diferença dentro da margem de erro.
Ainda que o PT seja o mais citado, a maior parte dos eleitores (40,8%) diz não saber qual partido prefere. Mais de um quarto dos eleitores (26,4%) disseram não querer nenhum deles na Presidência.
Reforma política
A pesquisa mostrou também que a política é a área em que os eleitores enxergam mais necessidade de reforma. Em uma lista com seis opções, 53,8% dos eleitores afirmam que a reforma mais urgente a ser feita no Brasil é a política. Outros 15,3% disseram ser a jurídica; 14,3% a trabalhista; e 9,4% a tributária. Apenas 0,6% dos eleitores disseram que nenhuma reforma é necessária, mesmo número de eleitores que escolheu a resposta "outra reforma".

(Fonte: Portais: UOL e CARTA CAPITAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...