segunda-feira, 19 de maio de 2014

Coleta de assinaturas para mudar o jeito de fazer política no Brasil



A Arquidiocese de Belo Horizonte, em comunhão com a Igreja do Brasil, convida todos os cidadãos a participarem da grande mobilização que objetiva levar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Reforma Política. Essa Proposta é fruto da união de mais de 100 entidades, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e União Nacional dos Estudantes (UNE).


Entre as principais mudanças indicadas pelo documento estão: a proibição de doações de recursos financeiros de empresas para campanhas eleitorais; a mudança no sistema de votação, sendo feito em dois turnos, no qual, no primeiro, o eleitor votaria em um programa, em ideias e, no segundo turno, escolheria as pessoas que irão colocar em prática o projeto; a equiparação entre o número de homens e mulheres no meio político, sendo que, para cada candidato homem, teria uma mulher; e a regulamentação do artigo 14 da Constituição de 1988, que trata dos instrumentos de participação popular.

Para que a proposta se torne um projeto de lei de iniciativa popular, é preciso reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas. Todos são convidados a aderir e, também, a pedir o apoio de pessoas próximas. Um pequeno gesto pode fazer grande diferença.

Para ajudar, basta imprimir o formulário (clique aqui para visualizá-lo), preenchê-lo e entregar no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. O endereço é Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha. O CEP é 31210-120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...