sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Livro reflete sobre o golpe civil-militar de 1964 a partir da visão da Igreja e da Universidade


Passado pouco mais de meio século desde o golpe de 1964, os efeitos do período da ditadura perduram até hoje, impactando na memória, nos hábitos e na cultura do povo brasileiro. O modelo de repressão ainda parece satisfatório e eficaz na visão de muitos. Um exemplo claro é o clamor crescente pela redução da maioridade penal. Para discutir esta e outras consequências históricas da ditadura no País, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) lança nesta segunda-feira, 31 de agosto, o livro 50 anos do golpe civil-militar: a Igreja e a Universidade.

Assinada pela equipe do Nesp, composta de professores de diversas áreas de estudo, a obra 50 anos do golpe civil-militar: a Igreja e a Universidade é o quarto volume da série Cadernos Temáticos, produzidos pelo Núcleo. Fazendo uma releitura dos acontecimentos que marcaram a história do País a partir dos relatos de pessoas que viveram na época (pessoas leigas ou consagradas atuantes na Igreja Católica, estudantes e lideranças do movimento estudantil, professores universitários etc.), a obra reúne o conteúdo de palestras ministradas na PUC Minas no ano que marcou o cinquentenário do golpe militar.
A obra também discute os impactos da ditadura militar no meio universitário, que reunia diversos militantes do movimento estudantil. São abordados diversos aspectos históricos que permitem compreender o contexto da época e a "efervescência democrática, um momento de liberdade e organização política" que caracterizaram aquele período.
O livro será lançado durante a conferência da jornalista Daniela Arbex, no Conexão Ciência e Cultura, que acontecerá dia 31 de agosto, às 19h, no Teatro João Paulo II (av. Dom José Gaspar, 500, prédio 30), campus Coração Eucarístico.


Os interessados em obter o livro ou outras informações sobre a obra devem entrar em contato com o Nesp, pelo telefone (31) 3319-4978 ou nesp@pucminas.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...