segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Notas sobre o 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política





28 de novembro de 2005. Numa cerimônia na PUC Minas nascia o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), um organismo que se dedica a atividades de formação e capacitação sociopolíticas dirigidas a agentes de pastorais e lideranças comunitárias e cristãs. Ao longo dos anos, o Núcleo se consolidou com atividades de ensino, pesquisa e extensão que visam à formação de uma consciência crítica. Sua ação objetiva também fomentar, ampliar e fortalecer ações sociais transformadoras, realizadas por membros de pastorais, de grupos de fé e política e de agentes sociais e políticos que atuam nas várias instâncias da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas.

Exatamente 10 anos depois, nesse sábado, 28 de novembro de 2015, ao completar 10 anos de existência, o Nesp, órgão agora vinculado ao Anima – Sistema Avançado de Formação da PUC Minas, reuniu cerca de 250 lideranças sociais, políticas e eclesiais no Terceiro Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.  O mesmo local de instalação do Nesp, o Teatro João Paulo II na PUC Minas do Coração Eucarístico, foi o palco do encontro que celebrou essa década de serviços prestados e também a caminhada dos grupos de fé e política e dos militantes de pastorais e movimentos sociais engajados em ações que visam a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, à luz da Doutrina Social da Igreja.

O evento foi aberto pelos bispos auxiliares de Belo Horizonte Dom Joaquim Mol, Dom João Justino e Dom Luiz Gonzaga. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano, fez questão de estar presente antes do início das atividades, acolhendo todos os participantes.

Com o tema: “Fé e política: alegria e esperanças no cuidado com a vida”, o encontro propiciou momentos de discussão da realidade sociopolítica e eclesial à luz do pontificado de Francisco.  Uma mesa de análise de conjuntura que contou com a participação do Pe. Jaldemir Vitório, da Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte; do jornalista João Paulo Cunha, do jornal Brasil de Fato; da militante do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, Adília Sozzi e do assessor da Comissão Brasileira Justiçta e Paz, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Daniel Seidel.

O encontro também serviu para planejar e articular a caminhada dos grupos e práticas de fé e política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ainda na parte da manhã, grupos de trabalho se reuniram para discutir e apresentar sugestões que serão sistematizadas pelo Nesp e iluminarão o planejamento das ações a serem implementadas pelo Núcleo nos próximos anos. Na plenária, na parte da tarde, além das sugestões colhidas nos grupos de trabalho, vários dos participantes contribuíram com propostas para as ações de fortalecimento e ampliação dos grupos e práticas de fé e política no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O evento se encerrou com uma mística, coordenada pelo bispo-auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, e a participação de um grupo de jovens.



Como presente de aniversário, a equipe do Nesp distribuiu aos participantes do encontro o livro “Igreja e Sociedade: análises em perspectiva”. Trata-se de uma publicação de 360 páginas com artigos de análise de conjuntura eclesial, social e política, elaborado por pesquisadores, professores e especialistas de várias entidades do país.



O 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política foi promovido pelo Nesp em parceria entre o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Anima (Sistema Avançado de Formação da PUC Minas) e teve o apoio do Movimento Mineiro de Fé e Política.


Um comentário:

  1. Parabéns ao NESP e toda sua Equipe pelo ótimo evento realizado. Deu para vivenciar o cuidado e a atenção em todos os detalhes do encontro. Muito satisfeito com tudo.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...