domingo, 28 de abril de 2013

Democracia eletrônica: site permite acompanhar projetos de lei e votar


Resumir projetos de lei, traduzi-los para uma linguagem acessível e permitir que internautas possam votar (simbolicamente) e comentar sobre o que anda acontecendo na Câmara e no Senado. Essa é a tarefa do site Votenaweb, que busca aproximar o cidadão brasileiro, principalmente jovem, da política. 

"No mundo todo, há uma baixa credibilidade no sistema político. A democracia brasileira é muito nova, ainda há muito a fazer, e o que tem sido construído é um distanciamento das pessoas", explica Fabiano Barreto, cofundador do site. 

Os projetos de lei são incluídos de forma artesanal no site. Um a um, eles são estudados primeiro por uma equipe de advogados e, depois, por um jornalista, para depois serem postados na página. 

Além de votar e comentar os projetos de lei, os usuários também podem classificá-los como "urgente", "relevante", "corajoso", "inviável", "irrelevante" ou "sem noção". O usuário tem acesso aos resultados, podendo ainda especificá-los por Estado, gênero e idade. 

(Imagem retirada do site VotenaWEB)

O que é

O Votenaweb é um site de engajamento cívico apartidário que apresenta, de forma simples e resumida, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar contra ou a favor das propostas e dar a sua opinião. Nós ficamos encarregados de levar ao Congresso os resultados dessa participação popular.

Objetivos

O objetivo do Votenaweb é aumentar a politização da sociedade, oferecer uma maneira fácil de acompanhar, votar e debater sobre o trabalho dos políticos, e criar um ambiente favorável ao diálogo entre parlamentares e cidadãos.

Missão

A missão do Votenaweb é fortalecer a democracia no mundo.

Como participar

Para participar do Votenaweb basta efetuar seu registro no site e começar a votar. Você pode votar e comentar em quantos projetos de lei quiser, além de visualizar os mapas de votação; ler a íntegra das propostas; enviar mensagens diretas aos parlamentares; e conferir o seu grau de afinidade com políticos e partidos.

Quem somos

O Votenaweb é um projeto desenvolvido pela empresa Webcitizen, que desenvolve tecnologias para ampliar o engajamento cívico, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública, promovendo um diálogo público colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo.
(Fonte: Jornal O Tempo e site VotenaWeb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...