sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Curso capacita lideranças populares em Direitos Humanos



A Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte realiza, neste semestre,  o 5º Curso de Educação Popular em Direitos Humanos, com a finalidade de esclarecer agentes e cidadãos sobre seus direitos e a melhor forma de reivindicá-los, junto ao poder público.  São 40 horas-aula, ministradas em 10 encontros semanais, na sede do Vicariato Episcopal para a Ação Social. O objetivo é capacitar lideranças de movimentos sociais, agentes pastorais e comunitários, estudantes e promotores de direitos humanos.

Além do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de BH,  o curso tem o apoio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de BH (Nesp) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (Faje). Segundo a coordenadora da Pastoral, Emely Vieira Salazar, os professores procuram transmitir aos participantes o conceito  cristão de direitos humanos, mostrando que cada pessoa nasce com esse direito  e a dignidade de filho de Deus.

É fundamental termos consciência de que não devemos esperar ter nosso direito pessoal ameaçado ou violado para exigir que Estado e governos cumpram seus compromissos
O público alvo do curso são pessoas que se interessam por essas questões e, geralmente, já estão envolvidas no trabalho de defesa da cidadania. Entre os frequentaddores estão profissionais de direito, serviço social, religiosos e pessoas que trabalham com as comunidades.

 “É importante que todos se envolvam na promoção dos direitos humanos, pois somos brasileiros e é fundamental termos consciência de que precisamos agir de modo amplo, ou seja, não esperar ter nosso direito pessoal ameaçado ou violado para exigir do Estado e dos governos que cumpram seus compromissos com os cidadãos”.

Convencer as pessoas dessa necessidade, de acordo com Emely Salazar, é um desafio, pois, além  do individualismo que leva a pessoa a só agir quando se sente diretamente prejudicada, é preciso mostrar que o papel da Pastoral dos Direitos Humanos não é "só defender bandidos", como muitos afirmam, mas preservar e promover a dignidade de todo ser humano.“É preciso ter a clareza de que, se  aquele que comete atos infracionais não tiver consciência de sua dignidade e, consequentemente,  de que é capaz de se recuperar, ele jamais vai se ressocializar.  E, deste modo, fica difícil romper o ciclo vicioso que faz das prisões escolas do crime, de onde as pessoas saem piores do que ali chegaram”, adverte. 

 
Emely Vieira Salazar
Emely Salazar cita como exemplo positivo de reinserção social de detentos, por meio do respeito à dignidade humana, os resultados obtidos pela APAC -  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que conta com o apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte.  Essa sigla dá nome às unidades que adotam um método baseado na corresponsabilidade dos detentos (chamados recuperandos) pela sua recuperação e na assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestada pelas comunidades onde se situam. De acordo com dados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais,   a reincidência é de 15%, contra 70 a 80% do sistema prisional tradicional.

O curso mostra como o cidadão pode acionar o poder público a seu favor, o difícil acesso à defensoria pública e a outros direitos do cidadão
Para oferecer essa visão ampla dos direitos humanos, o curso oferecido pela pastoral conta com disciplinas como Direito Internacional, Direito Constitucional, Política,  Direitos Sociais, Direitos Humanos e Fundamentação Teológica. Além disso, o Curso de Direitos Humanos mostra como o cidadão pode acionar o poder público a seu favor, e superar problemas como o difícil acesso à defensoria pública e a outros direitos do cidadão. “Se a Constituição fosse respeitada  não precisaríamos de mais nada, mas o maior violador dos direitos do cidadão é o Estado. Contradição que precisamos estar preparados para enfrentar”,  afirma.

O próximo Curso de Direitos Humanos será em Ribeirão das Neves, no primeiro semestre de 2014.  As pessoas interessadas em participar ou de realizá-lo em suas comunidades podem entrar em contato com a Pastoral de Direitos Humanos,  diariamente, a partir das 14h, pelo telefone 2428-8370.

Fonte: Opinião e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...