quinta-feira, 20 de março de 2014

NESP PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE COMPORTAMENTO ELEITORAL NA AMÉRICA LATINA

Em parceria com o Departamento de Ciências Sociais, o Grupo Laticom — Comunicação Política e Comportamento Eleitoral, vinculado à Associação Latino Americana de Ciência Política — e o Grupo Opinião Pública, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) promove, no dia 28 de março, um debate e lançamento do livro: COMUNICAÇÃO POLÍTICA E COMPORTAMENTO ELEITORAL NA AMÉRICA LATINA: O ELEITOR LATINO AMERICANO.


O livro oferece um panorama do comportamento eleitoral e da comunicação política na América Latina, ao princípio do século XXI. Os títulos abordam diversas facetas das teorias do voto e indagam acerca do impacto eleitoral das novas tecnologias de informação, por meio da observação de distintas experiências de eleições recentes na região. O objetivo é oferecer uma descrição conceitual sobre os eleitores latino-americanos e sobre as influências de longo e curto prazo que afetam sua conduta política e decisão de voto, de maneira geral.
O esforço para analisar o eleitor latino-americano enfrenta várias dificuldades. Uma delas é a de supor que, efetivamente, há um ente ao qual se pode referir no singular como eleitor latino-americano. O estudo clássico sobre o eleitor americano, assim como os estudos de países específicos que descrevem o eleitor nacional passam essa impressão, já que são centrados nos votantes de um único país e em como eles vão mudando ao longo do tempo.
Os esforços comparativos nos quais se descreve um eleitor regional resultam um tanto complicados, embora tenham o potencial de gerar teorias de maior alcance. Os artigos do livro, contudo, são produtos do acesso a e da análise de pesquisas realizadas por diversas organizações ou grupos em múltiplos países. Um fator comum a vários dos textos é o uso dos dados do Latino Barômetro e do Barômetro das Américas (também conhecido como LAPOP), pesquisas comparativas regionais que vêm se realizando desde 1995, a primeira, e desde 2004, a segunda, em um número expressivo de países latino-americanos. Estes estudos resultam ser muito úteis por oferecerem medições comparativas de atitudes políticas e da cultura cívica e participativa da região, mas certamente não se trata de pesquisas eleitorais planejadas para medir e analisar a conduta e as atitudes dos votantes em tempos de eleições.

Serviço:
Lançamento do livro “Comunicação Política e Comportamento Eleitoral na América Latina” e debate com organizadores e autores:
Alejandro Moreno (México)
Helcimara Telles e Fernando Filgueiras (UFMG)
Mediação: Malco Camargos (PUC Minas)

Data: 28 de março de 2014
Local: Prédio 04, auditório 01
Horário: 09 horas
Venda e dedicatória dos autores no local do evento.
Outras informações: Nesp (3319-4978).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...