Em parceria com o Departamento de Ciências Sociais, o Grupo Laticom — Comunicação Política e Comportamento Eleitoral, vinculado
à Associação Latino Americana de Ciência Política — e o Grupo Opinião Pública, o Núcleo
de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) promove, no dia 28 de março,
um debate e lançamento do livro: COMUNICAÇÃO POLÍTICA E COMPORTAMENTO ELEITORAL
NA AMÉRICA LATINA: O ELEITOR LATINO AMERICANO.
O livro oferece um panorama do
comportamento eleitoral e da comunicação política na América Latina, ao
princípio do século XXI. Os títulos abordam diversas facetas das teorias do
voto e indagam acerca do impacto eleitoral das novas tecnologias de informação,
por meio da observação de distintas experiências de eleições recentes na
região. O objetivo é oferecer uma descrição conceitual sobre os eleitores
latino-americanos e sobre as influências de longo e curto prazo que afetam sua
conduta política e decisão de voto, de maneira geral.
O esforço para analisar o eleitor
latino-americano enfrenta várias dificuldades. Uma delas é a de supor que,
efetivamente, há um ente ao qual se pode referir no singular como eleitor
latino-americano. O estudo clássico sobre o eleitor americano, assim como os
estudos de países específicos que descrevem o eleitor nacional passam essa
impressão, já que são centrados nos votantes de um único país e em como eles
vão mudando ao longo do tempo.
Os esforços comparativos nos quais se
descreve um eleitor regional resultam um tanto complicados, embora tenham o
potencial de gerar teorias de maior alcance. Os artigos do livro, contudo, são
produtos do acesso a e da análise de pesquisas realizadas por diversas
organizações ou grupos em múltiplos países. Um fator comum a vários dos textos
é o uso dos dados do Latino Barômetro e do Barômetro das Américas (também
conhecido como LAPOP), pesquisas comparativas regionais que vêm se realizando
desde 1995, a primeira, e desde 2004, a segunda, em um número expressivo de
países latino-americanos. Estes estudos resultam ser muito úteis por oferecerem
medições comparativas de atitudes políticas e da cultura cívica e participativa
da região, mas certamente não se trata de pesquisas eleitorais planejadas para
medir e analisar a conduta e as atitudes dos votantes em tempos de eleições.
Serviço:
Lançamento
do livro “Comunicação Política e Comportamento Eleitoral na América Latina” e
debate com organizadores e autores:
Alejandro Moreno (México)
Helcimara Telles e Fernando Filgueiras
(UFMG)
Mediação: Malco Camargos (PUC Minas)
Data: 28 de março de 2014
Local: Prédio 04, auditório 01
Horário: 09 horas
Venda
e dedicatória dos autores no local do evento.
Outras informações: Nesp (3319-4978).
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