segunda-feira, 2 de março de 2015

PUC Minas reforça ações da campanha pela coleta de assinaturas para a Reforma Política

Os meses de fevereiro e março serão de mobilização pela coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular pela Reforma Política e Eleições Limpas.


Na PUC Minas, cursos, professores e unidades acadêmicas estão empenhadas em diferentes atividades, visando a discussão sobre o projeto de lei da Coalização Democrática, cujas principais mudanças são: a proibição do financiamento privado e a instauração do financiamento democrático de campanha eleitoral; adoção do sistema eleitoral do voto dado em listas pré-ordenadas, democraticamente formadas pelos partidos, e submetidas a dois turnos de votação; regulamentação dos instrumentos da democracia participativa, previstos na Constituição; criação de instrumentos eficazes voltados aos segmentos sub-representados da população, como os afrodescendentes e indígenas.
O reitor da PUC Minas, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, tem insistindo no reforço às ações de mobilização da coalização, na tentativa de contrapor projetos em trâmite no Congresso que não avançam nos principais pontos de uma verdadeira e democrática Reforma Política. 
Falando especificamente sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais, Dom Mol disse que "é a porta mais larga para a corrupção. Uma empresa que doa milhões para eleger alguns candidatos não faz isso gratuitamente", afirmou o bispo. O projeto de lei de iniciativa popular para Reforma Política é uma iniciativa da CNBB, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de mais de cem entidades, dando origem à Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas.
Encontro com líder nacional da Coalizão
O tema da Reforma Política também será debatido durante eventos que ocorrerão em duas unidades da PUC Minas, no dia 16 de março. A promoção é do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e do projeto Conexão Ciência e Cultura, da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários da PUC Minas (Secac).
Contando com a presença do juiz Márlon Reis, a primeira atividade ocorrerá na unidade São Gabriel, às 11h, onde o magistrado, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, se reunirá com alunos e professores.  O juiz é membro-fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos líderes nacionais da Coalizão.
Ainda no dia 16, às 19h30, Márlon Reis fará palestra, aberta ao público, com a participação do reitor Dom Mol, no auditório 3, do prédio 43, no campus Coração Eucarístico.
Na ocasião da visita de Márlon Reis à Universidade, haverá o lançamento do livro O Nobre Deputado – Relato completo (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira, de autoria do juiz. Na obra, o autor apresenta os resultados de pesquisa inédita, na qual conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. O resultado é apresentado de forma instigante.

Vídeos disponíveis para a campanha de mobilização pela Reforma
Somando-se às ações de mobilização pela coleta de assinatura para o projeto de iniciativa popular de Reforma Política, a PUC TV, com assessoria do Nesp, produziu um documentário de 24 minutos, divididos em dois blocos de 12 minutos. O documentário explica detalhadamente a importância da Reforma Política e aborda quais os principais pontos propostos pela Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas. Os programas, em linguagem acessível, podem ser utilizados para motivar discussões em grupos sobre a importância da Reforma Política.
Outro vídeo, de três minutos, produzido pelo Nesp, também está disponível para ser compartilhado em redes sociais, com o objetivo de divulgar a campanha de coleta de assinaturas.
Os programas podem ser acessados nos seguintes links:
Reforma Política: Todos pelo Brasil - Bloco 1
Reforma Política: Todos pelo Brasil - Bloco 2
Vídeo de 3 minutos (síntese):

Outras informações no Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp):


Telefone: (31) 3319-4978
E-mail: nesp@pucminas.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...