sábado, 7 de novembro de 2015

O poder das mineradoras, seus representantes no Parlamento e o financiamento de campanhas

Tendo em vista o desastre humano-ambiental ocorrido com o rompimento de duas barragens da Samarco, subsidiária da Vale do Rio Doce, ocorrido em Mariana na última quinta (05/11), publicamos matéria do Ibase mostrando o poderio das mineradoras no financiamento de campanhas eleitorais. 


Vale a pena a leitura do documento em pdf cujo conteúdo pode ser acessado na íntegra, no  link que se encontra AQUI >>>



Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, da qual o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) fazem parte, juntamente com várias outras organizações da sociedade civil, lançou no dia 15 de agosto (deste ano) a segunda edição da publicação “Quem é Quem nas discussões do Novo Código da Mineração” - a primeira edição foi lançada em 2013.
A cartilha revela quem financia a campanha de parlamentares que participam das discussões sobre o novo Código de Mineração do país.
O lançamento da nova edição ocorreu na Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), em Brasília, com representantes da CNBB, MAM, INESC, CBPJ, WWF e Ibase. 
Na ocasião, Carlos Moura, assessor da CBJP falou sobre financiamento de campanha e reforma política. 
Dom Guilherme,  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou sobre a mineração, suas violações e territórios. Jarbas Vieira, secretário do Comitê falou sobre a pesquisa que resultou na publicação.

A publicação tem especial importância para que formadores de opinião e o público em geral tenham conhecimento da gravidade do que está por trás do financiamento de parlamentares por empresas mineradoras.

Financiamento de campanhas por mineradoras tem alto preço

Durante o lançamento da segunda edição da cartilha, Alessandra Cardoso, assessora política do Inesc fez os seguintes questionamentos:

"Por que as empresas mineradoras investem pesado no financiamento das campanhas políticas? 
Por que os parlamentares mais financiados pelas mineradoras são os mesmos que compõem a Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar e propor mudanças no Novo Código da Mineração? 
A quem servirão as mudanças no Código proposta por esta Comissão?"

Leia também: Incentivos fiscais na Amazônia: o que está em jogo?

Fonte: IBASE (editado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...