domingo, 22 de maio de 2016

EL PAÍS: O que é o novo ‘Centrão’ e por que o grupo é decisivo para Michel Temer

Grupo armado por Cunha há quatro anos foi central no impeachment e agora avança

A atuação do Centrão no impeachment na Câmara é considerada decisiva. Poucos dias antes de ter seu processo de destituição aprovado pela Câmara, a presidenta chegou a entregar uma centena de cargos a representantes dessa legenda na expectativa de vetar defecções. Não teve sucesso. Ao mesmo tempo em que negociavam com ela, os líderes centristas pediam para que Temer ao menos mantivesse quem fora empossado no mesmo cargo que a petista acabara de nomeá-los. Receberam um sinal positivo e migraram rapidamente para o barco peemedebista.
A indicação de André Moura (PSC-SE) para a liderança do Governo mostra que o centrão está vivo e forte. Um parlamentar de um partido quase inexpressivo desbancou figuras de legendas que têm mais de 30 deputados, como o PSDB. Para parlamentares que acompanham há mais de 15 anos o dia a dia do Congresso Nacional, nessa legislatura o centrão se fortaleceu ainda mais com a eleição da bancada mais conservadora dos últimos tempos e promete apresentar cada vez mais projetos voltados para os grupos ruralistas, fundamentalistas religiosos e que representam forças de segurança. É uma vitória da bancada BBB (bala, boi e bíblia).
Fonte: Site do portal El País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...