segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comissão de Assuntos Municipais discute modernização de linha férrea

Aconteceu na tarde do dia 27 de abril uma audiência pública na comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia, com a finalidade de debater o processo de modernização da linha férrea da Ferrovia Centro- Atlântica S.A. no trecho compreendido entre os bairros Horto e General Carneiro, respectivamente nos municípios de Belo Horizonte e Sabará. A necessidade de modernização desse trecho da ferrovia está sendo discutido na ALMG há mais de 20 anos.
Para a realização da obra foi firmada uma parceria entre a mineradora Vale do Rio Doce e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Oito quilômetros da ferrovia terão seu traçado modernizado de modo a atenuar as curvas e suavizar as rampas com o objetivo de diminuir o índice de descarrilamento na região. A obra tem prazo de execução estimado em 33 meses, e custo orçamentário de 137 milhões. O início das obras dependem da emissão da Licença de Instalação por parte do IBAMA.
As obras serão financiadas integralmente pela Fundação Vale, pois esta empresa passará a assumir o controle desse trecho da ferrovia. A audiência contou com a participação do prefeito de Sabará, representantes da prefeitura de Belo Horizonte, do IBAMA, da Vale, da Ferrovia Centro Atlântica e de representes da associação de moradores dos bairros Boa Vista, São Geraldo e Casa Branca. A audiência serviu também como um meio de os moradores atingidos pela obra tirarem suas dúvidas acerca do processo de indenização que lhes é devido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...