quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cidadania, organização e participação popular

tc. de boa qualidade e que atendam a todos.
“Nem tudo que reluz é ouro”

 
* José Zanetti Gonçalves

 
As redes de TV estão solicitando dos moradores indicação de pessoas para registrar fatos relevantes, sobre questões as mais diversas que poderão ser exibidos nas edições de seus noticiários locais.

 
É compreensível que os moradores se sentirão satisfeitos vendo as imagens que foram registradas em vídeos por uma pessoa da sua comunidade nos noticiários da televisão. Nos vídeos, os moradores falam da insatisfação com quem eles elegeram para representá-los. Pois os elegeram com a finalidade de cuidar bem da cidade onde moram.  Porém isto não garante que o governo municipal e/ou estadual irá atender as demandas dos moradores da Capital ou de cidades da Região Metropolitana porque uma emissora de TV exibiu situação de descaso das autoridades públicas.
 
É direito dos cidadãos ver atendidos pelos governantes suas demandas de políticas públicas de educação, saúde, habitação, transporte coletivo, segurança etc., pois para isto eles pagam os impostos e elegem seus representantes.

 
O que tem isto a ver com cidadania, organização e participação popular? Tudo. Constantemente ouvimos cidadãos de diferentes faixas etárias, condição social, cultural, econômica e política expressarem insatisfações com os administradores públicos. Enquanto candidatos, eles prometeram atender as demandas de políticas públicas. E no exercício do cargo não cumprem o prometido. Mas cidadania se faz com cidadãos conscientes e que além de cumprir seus direitos e deveres também participam da vida social e política da cidade.

 
Quando através do voto escolhemos nossos representantes para os Poderes Legislativos e Executivos exercemos nossos direitos e deveres de cidadãos e também a Democracia Representativa. Porém mais do que reclamar via mídia, os cidadãos precisam se organizar em associações para discutir e conhecer melhor seus direitos e exercer o controle social. Isto é, para exercer a Democracia Participativa.  

 
Portanto mais do que registrar em vídeos as precárias condições de vida dos moradores de uma determinada rua ou comunidade e enviá-los para as emissoras exibi-los nos seus noticiários. Ou ligar para as redações de rádio e TV solicitando dos apresentadores dos programas que intercedam junto ao prefeito, ou secretário ou algum órgão público específico providências porque faltam profissionais no centro de saúde do seu bairro, ou para pedir a canalização de esgoto na rua etc. é preciso que os cidadãos se organizem para reivindicar seus direitos.

 
Individualmente somos fracos, unidos somos fortes. Se realmente queremos construir uma cidade mais justa e humana para todos devemos fazê-lo através de organizações populares sólidas exercendo a cidadania e o controle social. Como: participando de associações de moradores, sindicatos, grupos de acompanhamento do legislativo – GAL, conselhos populares, conferências etc. onde deveremos discutir e conhecer melhor nossos direitos para reivindicar dos governantes que invistam os recursos dos impostos que pagamos em educação, saúde, moradia, saneamento básico, transporte, segurança pública, etc. de boa qualidade e que atendam a todos.

 
*José Zanetti Gonçalves  é integrante do Grupo de Fé e Política Betânia e membro do Grupo Gestor do Nesp.

Fonte: Site COMUNIDADE BH EM MOVIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...