quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Brasil é o país do futebol?

Segundo reportagem da BBC Brasil, "estádios cada vez mais vazios, audiência baixa na TV, clubes endividados, seleção em má fase. Por outro lado, cotas de TV e de patrocínio em alta, jogadores de alto nível mantidos ou repatriados e expectativa em alta com a realização da Copa do Mundo e com a inauguração de novos e modernos estádios". É nestas condições que o Brasil sedia a Copa das Confederações e Copa do Mundo, no próximo ano.
A BBC Brasil ouviu especialistas e coletou dados para tentar responder se realmente o Brasil é o país do futebol e traçar os desafios que o esporte enfrenta para manter o título de "paixão nacional".
Um dos principais problemas do futebol brasileiro é a crônica ausência de público nos estádios, acentuada nos últimos anos. No ano passado, a média de público do campeonato brasileiro da série A (a primeira divisão nacional) foi de 12.983 pagantes por jogo, 13% inferior à do ano anterior".

Leia a reportagem completa, CLICANDO AQUI >>>>

Por outro lado, a Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa mantém um site no qual o movimento reúne dados e informações sobre impactos de obras e transformações urbanas realizadas para a Copa do Mundo de 2014. 


O site traz casos concretos de violações e de desrespeito aos direitos fundamentais dos brasileiros como, por exemplo, o direito à moradia adequada. Cerca de 170 mil famílias estão ameaçadas de remoção no país por obras relacionadas aos megaeventos.

Acesse  AQUI a página que denuncia as remoções forçadas para Copa 2014 e Olimpíadas 2016 no Brasil e que foram apresentada em sessão e evento paralelo do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...