terça-feira, 3 de setembro de 2013

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 2º ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DE FÉ E POLÍTICA


O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), em parceria com a PUC Minas e o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte, e o Movimento Mineiro de Fé e Política promovem no dia 26 de outubro (sábado), o 2º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.
            O encontro, que pretende reunir representantes de grupos de fé e política e membros de movimentos e pastorais sociais, terá como tema “A importância da participação política dos cristãos: os grupos de fé e política”.
            Dividido em duas etapas, a reunião iniciará com uma análise de conjuntura focalizando as manifestações populares que ocorreram recentemente no Brasil. Ainda na primeira etapa, pela manhã, uma mesa apresentará variadas metodologias de atuação de grupos de fé e política.
            Na parte da tarde, com o objetivo de discutir uma das resoluções da Assembleia do Povo de Deus - que estimula a criação de grupos de fé e política em todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte -, serão agrupadas as representações de cada  uma das quatro regiões episcopais que compõem a Arquidiocese. Um quinto grupo, com representantes do Movimento Mineiro de Fé e Política, discutirá temas variados, entre os quais a participação mineira no 9º Encontro Nacional de Fé e Política, que acontecerá em Brasília entre 15 e 17 de novembro.
            As inscrições gratuitas e limitadas para o 2º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política podem ser feitas, até o dia 15 de outubro.



Veja, a seguir, a programação do encontro:

2º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política
Tema: A importância da participação política dos cristãos: os grupos de fé e política
Onde:  na PUC Minas, campus Coração Eucarístico (Avenida Dom José Gaspar, 500)
Data e horário: 26/10/2013, sábado, de 8 às 18 horas
Promoção: Nesp
Parcerias: PUC Minas, Arquidiocese de BH, Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, Movimento Mineiro de Fé e Política.

8h: Acolhida / cafezinho
8h30min: Mística ecumênica
9h: Análise de conjuntura: “Manifestações populares, participação política e ativismo cristão” - Pe. João Batista Libânio, SJ
10h: Mesa: “A Arquidiocese de BH e os grupos de e política: decisões da APD e alguns relatos de participação política dos cristãos”
- Abertura: Dom Mol
- Quatro relatos:
(a) Um(a) jovem do “Levante Popular”
(b) Relato de ações de Monitoramento dos Poderes Públicos
(c) Relato da experiência de articulação dos grupos de fé e política ligados a Região Episcopal Aparecida e à Forania São Paulo da Cruz (Barreiro)
(d) Relato sobre experiências de articulação de fé e política e mobilização via redes sociais (experiência do site “Comunidade BH em Movimento”) –  Breve  registro dos veículos de comunicação/mobilização do Nesp.
12 h: Almoço (será servido para todos os participantes)
13h45min: Apresentação de dados relevantes da pesquisa de Mapeamento
14h20min: Divisão dos grupos por regiões episcopais (os grupos serão coordenados pelos representantes das regiões, no Nesp)
- ROTEIRO de discussão para que os grupos produzam reflexões acerca da criação/rearticulação dos grupos de fé e política nas regiões, como demandado pela APD
16h30min: Cafezinho
16h50min: Relato dos grupos (10 minutos para cada grupo)
17h30min: Mística final
18h: Encerramento

Outras informações:
- no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, pelo telefone: 3428-7943

 - e no Nesp, pelo telefone: 3319-4978, ou e-mail: nesp@pucminas.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...