quinta-feira, 26 de março de 2015

Nesp participa da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

A Unidade São Gabriel da PUC Minas foi selecionada, dentre outros vários pontos em todo o Brasil, para sediar, em março, a programação da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.


O evento, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, objetiva promover o envolvimento do público, em discussões sobre seus direitos, além de instigar o debate sobre direitos humanos por meio do cinema brasileiro. 

Participaram da mostra filmes de curta, média e longas-metragens, dos 26 estados brasileiros, Distrito Federal e embaixadas do País.

A 9ª Mostra de Cinema aconteceu nos dias 12, 16, 19, 23, 24 e 25 de março, no Teatro da Unidade São Gabriel da PUC Minas.

No dia 19 de março foi exibido o filme "Cabra Marcado pra Morrer" , de Eduardo Coutinho. Participaram como debatedores os professores Vera Lopes e Claudemir Francisco Alves, representando o Nesp, e o professor Wellington Teodoro, do Departamento de Ciências da Religião.

O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais. Parte da equipe foi presa sob a alegação de "comunismo", e o restante se dispersou.

O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galileia e de Sapé.


Após uma análise dos debatedores, houve um debate com o público. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos que o escrevem, e não expressam o pensamento do Núcleo de Estudos Sociopolíticos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...